Cuide de nós

Ultrasound of baby 30 weeks gestation

 

Ainda ontem estavamos desapacotando e limpando alguns presentes, dos bacanas aos úteis e bacanas, que ganhamos de muitos queridos. E entre todos um dele me encheu de ansiedade e medo. Um pequenino cortador de unhas para cortar unhas pequeninas. Vem até com um lupa acoplada para pai e mãe em questão não fazerem besteira. Comparando o cortador com um de gente grande ele é pequeno. Muito. Mas o que mais choca é a lente de aumento. Algo como: presta atenção no que você está fazendo, mas presta mesmo, porque isso aqui é sério. E você vai errar. Na historia de pais e filhos não deve haver muitos incidentes onde o pretenso pai arranca a ponta do dedo do filho enquanto corta suas unhas, mas na minha cabeça a cena é dramática e real. Caso também não vai me impedir de eu cortar suas unhas antes que elas pareçam as do Zé do Caixão. Mas da uma aflição. Muito me falam dos “dias do umbigo”, em que você, ainda com o resquício do cordão umbilical vai ter tecnicamente um buraco na barriga por onde se alimentava via sua mãe. O umbigo cai, tem que ter cuidados, atenção. E essa tarefa será minha. Dá menos medo que o cortador de unhas.

Comprei um termometro de ouvido para os dias de febre. Braun, com algumas luzinhas e que teima em dar leituras variáveis a cada medição. Deu ansiedade. Arranjei um velho termômetro de mercúrio para debaixo do braço. Funcionava comigo nas minhas febres e em boa parte da humanidade. Filho. Depois de quase 9 meses a palavra teima em sair da garganta meio sem querer. Eu vou ter um filho. EU vou ser pai. E isso para mim é que nem mudar de fase no videogame; Uma fase daquelas épicas. A fase. E  sabe que é o chefão dela? Eu mesmo. Derrotar esse ser ansioso e inseguro que não sabe cortar unhas. Umbigos e febres são a minha praia. Mas unhas pequeninas, e que se mexem, e que nunca foram cortadas poros nunca cresceram muito. Isso me da medo.

Dia desses sua mãe estava sozinha em casa enquanto eu chegava tarde do trabalho. Estava carente . – Não gosto de ficar sozinha, disse ela. – Ainda bem que vai ter o bebe para me fazer companhia. Devo dizer que me deu um medinho. Não ciúme ou braveza. Medo, desamparo. Sua mãe vai cuidar de você agora pelos anos a frente e eu, macho adulto branco no comando, vou ter que me virar sozinho. Não digo isso com ressentimento e nada. Amo sua mãe e a historia que temos. Que história! Percebi depois de um tempo na minha vida que eu e ela simplesmente vamos ter que cuidar um do outro, até sabe se lá quando. E vai ser bom. E agora a gente também cuida de você, E você cuida dela também ok? Mas se der, da um sorriso para o seu pai também, ok? EU te amo muito filho. Vocês dois. ei! Não se esqueçam de mim, por que daqui para todo o resto da minha vida vai ser impossível esquecer vocês.

HOje eu tenho uma brincadeira que sua mã não curte muito. Junto o dedo indicador e o anular e aperto com uma força boa um ponto da barriga redonda e bela. Grito : Oi! E você chuta de volta. E ponho os dedos em outro lugar da barriga: Chuta! E eu dou risada. Sua mãe depois do nono ou décimo  apertão por algum motivo para de rir, não entendo porque. Para mim a brincadeira tem isso de pai ansioso: ufa, tá chutando. Tá bem la dentro. Tudo certo.

Meu filho. 50% de você sou eu. 50% de você é sua mãe. E nos 100% que é só voce, entre um erro de replicaçao do rna e outro do dna, você é esse novo ser humano no meio de outros 7 bilhões. Sinta-se importante quando começar a respirar. Não porque você é uma ” releitura” minha e de sua mãe, mas porque você é adorável já, chutando quando eu peço. Respira. Essa parte esses primeiros anos é como você. No resto a gente da uma ajuda. E eu vou gostar muito de ajudar em todo o resto. Até em cortar unhas.

Alias o cortador quebrou., Sim quebrou. Eu querendo fazer vários pré-testes devo ter forçado muito e no fim sua mãe quando foi usar quebrou de vez.

Mas aceitamos dicas de cortador de unhas apra bebes. Ou se elas não caem automaticamente…. ou um serviço especializado que corte unhas de bebes com médicos formados em micro

cirurgia.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s