Sobre blastulas, aniversários e o Cosmos.

Duas Galaxias em preocesso de junção, Antenae Galxys. (NGC4039)

Duas Galaxias em preocesso de junção, Antenae Galxys. (NGC4039)

 

 

Hoje sua mãe faz aniversário. 40 anos. Hoje você faz aniversário. 30 semanas. Ou por ai, ou algo assim, uma data redonda como um 40. Pessoas gostam de datas redondas. E hoje sua mãe é uma fofíssima e linda mulher redonda. Eu na virada da meia noite, disse feliz aniversário a ela, meio que sussurrando enquanto ela tinha uma de suas incontáveis “naninhas” . A festa toca alta, e as pessoas estavam divertidas. Mas você, esse doce vampirozinho de energia que é, colocou sua mãe para dormir mais cedo. Sem chutes, sem estripulias, sem enjoos. Aposto que você disse: Festa legal, gente esquisita apesar de só ouvi-los, mas vamos todos dormir. A-go-ra.! Coisas vão mudar muito quando você chegar e eu não posso estar mais feliz com isso. Com esse aniversário que era dela e que deve ter deixado várias outras pessoas felizes também.

Sua mãe é uma tarada por festas. Todo o ano a ansiedade se instala com pelo menos uns 2 meses de antecedência em como ou o que vai fazer para a festa este ano. E são festas divertidas mesmo, Comida em fartura, bebida em fartura, alegria em fartura, docinhos e cupcakes de praxe. E sempre o Parabéns entoado com um sorriso no rosto de todos em português, polonês e holandês e ainda o italiano. Meia gente faz de conta que sabe a letra de todos os parabéns, mas compensam muito no entusiasmo. Prepare-se: nasce um cidadão de várias culturas musicais aniversariantes.

Eu de mim, não gosto do meu aniversário. Tinha uma época que adorava eles, quando era bem menor. Lembro de um dos mais reluzentes. Meu pai fez ( ou pediu para fazer) um bolo de aniversário que parecesse um foguete. Deixe-me tentar descrevê-lo melhor: Um pão de ló, creio eu, lembrava uma nave espacial magnifica (acredito que a inspiração pode ter sido na Galattica do final da dedada de 70) , com um creme branco por cima e :…. uma lâmpada vermelha no lugar das saídas de combustão ou propulsão, que acendia durante o parabéns. Parabéns que foi substituído por mashup tema de Guerra nas Estrelas e The Planets, de Holtz, na interpretaçnao estotérica de Tommita.  Cultura aniversariante intergalática.

Se usarmos uma calendario de um ano para tudo o que ocorreu desde o Big Bang, temos umas divisões e datas bem divertidas pelos meses e dias.Carl Sagan difundiu esse conceito, o Calendário Cósmico. Pense que no primeiro segundo do dia 1˚ de Janeiro o Big Bang acontece. E no dia 31 de dezembro, nos seus segundos finais, é onde estamos hoje no tempo. Por esse pensamento, o dia de aniversário de sua mãe seria, no calendário cósmico, a formação de nossa Galaxia, a Via Láctea. Isso ha mais ou menos 10 Bilhões de anos atrás. Você começou a ser formar há 30 semanas do calendário gregoriano, um zigoto quer se transformou numa blastula e desde então não para de se transformar, crescer, chutar. Reações químicas, divisões celulares, aglomerados de proteínas, que formam dedinhos, coração, o neo-córtex, olhos. Como o Big Bang ha 13,8 bilhões de anos atras, você não parou um segundo de “expandir” nesses 8 meses.

E dai os aniversários. Vamos ser sinceros que entre 13,8 e 10 bilhões de anos atras muita coisa aconteceu , mas uma data importante foi a algomeração de estrelas em galáxias. Não podemos deixar de lado a formação dos elementos e a formação das estrelas, mas uma galáxia… poxa, uma galáxia!  Então, claro a divisão de células, a constante replicação do seu DNA são coisas fantásticas, mas o chute quando você ouve música, ah isso é uma data. Aniversários são importantes de se comemorar sim, tento deixar minha rabugice de lado e comemorá-los. Me ajuda nessa? E faremos brigadeiros e bolas de gás, e deixaremos sua mãe louca enquanto vamos atras de uma fantasia de astronauta totalmente radical enquanto ela se vira atras de lembrancinhas de foguetes. OU , ou… olha só que idéia que tive: vamos fazer um aniversário dentro de um balão de ar quente, ou dentro de um planador! Seu avô vai gostar. E vamos rabiscar paredes, fazer uns experimentos perigosos com comidas, e você pode fazer uns salamalecos para divertir seus tios e tudo o mais. OU uma festa bióloga: vamos trazer uns bichos em casa, e damos comida a eles e carinho, e dai vemos o que eles fazem, e aprendemos sobre a classificação taxonômica deles…. puxa, aí que a gente vai enlouquecer mesmo a sua mãe. Vai ser muito radical!

Tudo isso porque você fará aniversários a cada volta completa da Terra ao redor do Sol. Sua mãe fará aniversários, sempre na mesma data que a formação da Via Láctea. Espero participar de muitos, todos eles. Velhinho, usando um app de realidade aumentada no Google Glass para me comunicar para o mundo, vou querer ainda ver os aniversários dos seus filhos. E se eles adoram tanto aniversários como este velho rabugento que escreve essas mal traçadas teremos grandes festanças.

É quando escrevo que aparece essa humidade estranha no olho que, sabendo que vai ser uma aventura divicil, cheia de percalços e frustrações. Mas que sei que será a mais fantástica e bela desde o Big Bang. Não vi o Big Bang com meus olhos, então minha escala de festas tem que se contentar com as que ocorrem nessa Terra. E você já é uma festa diária. Aniversariante de todos os dias. Parabéns! Por esses meses, mais gordurinhas de bebê sob a pele estão te dando um ar fofo e rechonchudo. Expandindo, meu pequeno Cosmos, Expandindo.

E eu, espirtualizado, vendo toda essa maravilha acontecer.

Feliz Aniversário, Taninha.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s